O Maracujá (Passiflora edulis) é uma árvore da familia Passifloraceae. Maracujá (do tupi mara kuya, “fruto que se serve” ou “alimento na cuia”) é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora (essencialmente da espécie (Passiflora edulis)). É também conhecida como maracujazeiro. São mais de 150 espécies, muitas endêmicas do Brasil. O maracujá-roxo (Passiflora kermesina), típico do Cerrado e Caatinga, também está representado nesta página (foto rabo-branco-rubro).
Trepadeira de médio porte, o Maracujá é cultivado com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor - e também consumidor - mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovoide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior. É cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), chamada de flor-da-paixão, em alusão à cor roxa bíblica.
Em regiões quentes, como o Norte e Nordeste, o ano todo. No Sudeste, floresce na primavera, e frutifica de janeiro a março. A flor do maracujá amarelo abre somente uma vez, sempre no período da tarde, e se fecha no final do dia.
Através de sementes.
É espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América. Estima-se que mais de 150 espécies de maracujás são nativas do Brasil, considerado um dos maiores centros de diversidade. Cada ano, novas espécies têm sido identificadas e descritas no País. Pode-se dizer que os maracujás pertencem a uma biodiversidade essencialmente brasileira.